terça-feira, 23 de junho de 2015

English?






Hey! 

Se você é alguém que quer aprender, mas não pode; tem dificuldade em aprender com os modos convencionais ou simplesmente não gosta de cursos de inglês, ou quer apenas dicas, esse post é para você. 

(Na verdade é pra qualquer um que se interessar pelo assunto e que acesse o blog :p)

Em primeiro lugar, eu não falo inglês. (Fluentemente, pelo menos.) Mas tenho um bom domínio sobre a língua, não por fazer curso (porque eu não faço), mas por querer saber mais e querer falar inglês. Isso, no entanto, não me impede de dar dicas para você melhorar o SEU inglês.

Inglês é a língua mais fácil de aprender, não apenas por suas características (como a ausência total de acentos), mas também por estarmos cercados por ela. Músicas, filmes, app, programas de tv, até mesmo palavras de uso corriqueiro como shopping, show... são coisas que estão no nosso cotidiano que nos traz mais familiaridade com essa língua e facilidade para aprender.
Aposto que se você quiser aprender alemão, será BEM mais difícil, gravar e lembrar a pronúncia já que não toca músicas em alemão na rádio ou passa filmes alemães no cinema.

Então, vamos lá. Você pode aprender com:
  • Músicas: 
Músicas em inglês, são realmente perfeitas para aprender sem nem perceber que está aprendendo. É uma coisa que todo mundo gosta e que ajuda a aumentar o seu vocabulário e sua pronuncia. Procure a LETRA da música, a original e a tradução; assim você aumenta seu vocabulário e ainda treina a leitura. 



DICA: Baixe no seu celular, tablet ou computador, aplicativos de letras, como vagalume, letras.mus ou Musixmatch (para iOS). 

Aprenda a cantar a música corretamente. Não afinadinho, mas falando TODAS ou a MAIORIA dos termos, expressões e palavras da maneira certa. Você vai acabar percebendo, que dependendo da nacionalidade do cantor/banda, muda um pouco a pronuncia; mas não se desespere, desde que não mude o sentido da palavra, fica tudo okay. 
Existe um grupo de brasileiros que criaram um site com esse propósito: ensinar inglês por meio de música. O jogo FEEL THE MUSIC deles está em fase de pesquisa e disponível para quem quiser. Você só precisava fazer o cadastro e pronto! No jogo, você é desafiado a completar a letra da música conforme ela toca. O ponto negativo é que as melhores músicas são disponibilizadas para os usuários premium (infelizmente) e seu progresso também. 
No entanto, é uma boa ferramenta e muito interessante. Você pode experimentar e decidir se estou certa ou não, clicando aqui


  • Filmes e séries: 


Quem nunca assistiu a um filme ou série legendado? Bem, esse é outro recurso ótimo para treinar seu inglês. Nele, você acaba conhecendo expressões e termos de várias culturas e se diverte vendo. Não é à toa que cursos em DVD fazem minifilmes e cobram exercícios depois, você aprende muito mais quando é algo interessante. Tenha o hábito de assistir sempre algo legendado e tente assistir algo SEM LEGENDAS, você vai se surpreender com a quantidade de coisas que vai conseguir entender. No começo, não minto, será difícil (principalmente se for uma série como The Big Bang Theory em que usam muitos termos técnicos e que os personagens falam muito rápido), mas tenha fé, você ainda vai conseguir assistir algo sem precisar da legenda. Outra dica, troque o idioma e a legenda: assista em português e coloque legendas em inglês (mas não leve muito literalmente, muitas palavras e expressões mudam na dublagem). 
  • Jogos:



Quem nunca jogou em inglês? E nunca teve o desafio de ter que traduzir o que o jogo pedia para conseguir prosseguir? Ou seja, videogames por si só são ótimos professores para qualquer um que esteja disposto. 

  • Livros, revistas e sites:


Não tenha medo. Visite sites em inglês sem clicar em imediatamente em traduzir, tente e se esforce para entender o que está sendo dito ali. Não digo para você pegar um livro como, sei lá Guerra dos Tronos, mas busque livros fáceis (os infantis são perfeitos) e vá aumentando de nível gradativamente conforme seu inglês for aumentando também. Se você gosta de Turma da Mônica Jovem, eles lançaram uma linha de mangás em inglês e espanhol (como são de mangás já lançados na nossa língua é possível adquirir os dois para comparar e ajudar se você não conseguir ler um trecho ou outro). 
  • Vídeos e vídeos-aulas: 

Na internet existem vários sites que oferecem vídeos-aulas para auxiliar e complementar o seu estudo; oferecem o curso completo de inglês, mas é preciso muito disciplina para aprender sozinho (comprometer-se a guardar 20 minutos do seu tempo para lições, etc.) e às vezes os vídeos são chatos, entediantes e complexos; 
No Youtube, existem vários vídeos de dicas para melhorar seu inglês. Encontrei alguns canais legais, que valem a pena a visita. 
Agora Eu Falo: Nesse canal, você encontra uma playlist de como aprender inglês com filmes, sozinho, com quizzes, etc. Os vídeos são grandes, mas valem a pena. 
Cintia disse: Nesse canal, você encontra uma playlist de vídeos com várias dicas muito úteis para você. 
Carina Fragozo: Nesse canal, você encontra as mais diversas dicas de pronúncia, de vocabulário, expressões idiomáticas, etc.  Julia Jolie : Novamente, você encontra vários vídeos de como aprender inglês pela internet e inclusive o que NÃO fazer para aprender inglês. (O vídeo logo abaixo.)

E não esqueçam: pratiquem. (Confira a uma lista aqui de aplicativos que você pode baixar no seu celular para auxiliar você nessa questão). Cantem no chuveiro, falem sozinhos, conversem com alguém fluente ou não: você nunca vai avançar se ficar apenas no papel.  
O mais importante, todavia, é você QUERER aprender inglês, senão, com cursinho ou sem cursinho, você nunca vai sair do verbo to be. 

É isso, até a próxima. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário