Nelson Mandela, grande líder político, defensor da sua nação, primeiro presidente negro da África do Sul, morreu nesse dia 5 de dezembro de 2013 em Johannesburgo, onde repousava desde o dia 1 de setembro após quatro meses de internação por infecção pulmonar.
Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.
A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Na saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.
Tornou-se presidente da África do Sul e ganhou o Prêmio Nobel da Paz.
Mandela foi um grande homem, sem dúvida nenhuma, e inspirou muitos filmes sobre sua pessoa. Como em Invictus que motra o papel fundamental de Mandela na Copa do Mundo de Rugby de 1995 na África do Sul. Um novo filme, sem previsão acertada de estréia no Brasil, já está indo para as telonas. No filme, Mandela: Long Walk To Freedom, Mandela é interpretado por Idris Elba. Confiram o trailer.
Que Mandela descanse em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário